Vamosaprender's Blog

Curiosidades, aprender fazendo e criação

Descobrimento do Brasil

em 21/04/2009

ani_caravela

       Pedro Álvares Cabral descobriu nosso país no dia 22 de abril de 1500. Ele chegou acompanhado de 1.200 homens em 10 naus e 3 caravelas.

       A princípio, todos acreditavam estar a caminho da Índia, onde iriam comprar várias especiarias. Mas, ao avistar o monte Pascoal, Cabral percebeu ter encontrado um novo lugar. Ao desembarcar, foi recepcionado pelos índios, que há anos habitavam essas terras.

       Pero Vaz de Caminha, que acompanhava Cabral, registrou com detalhes toda a expedição e, logo depois, escreveu uma carta para Portugal. Esse documento é o primeiro registro oficial escrito em português sobre o Brasil – ou melhor, sobre a Ilha de Vera Cruz, como nossa terra foi chamada num primeiro momento.

www.recreionline.com

 

Retirado –  http://www.canalkids.com.br/cultura/historia/jh_comentario.htm

 
COMENTÁRIO POLÍTICO:
O DESCOBRIMENTO
FOI POR ACASO?

 

Dizem que Cabral descobriu o Brasil por acaso. Será? Tudo indica que os portugueses sabiam da existência dessas terras. Outros navegadores teriam passado bem perto daqui, como o português Duarte Pacheco, em 1498. A própria viagem de Cristóvão Colombo, que descobriu a América em 1492, sugeria a existência das novas terras ao sul da República Dominicana. Seis anos antes da viagem de Cabral, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas. Nesse documento, os dois países rivais na expansão   marítima chegaram a um acordo. Traçaram uma linha imaginária que passava a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, colônia portuguesa próxima ao continente africano. O mundo ficou dividido em dois: as terras descobertas do lado esquerdo (oeste) dessa linha ficariam com a Espanha; as do lado direito (leste) ficariam com Portugal. Ora, grande parte do Brasil ficava exatamente do lado português. Ao menos, a parte que mais interessava aos espertos e bem-informados portugueses: seu extenso litoral, rota fundamental   para cruzar o Cabo da Boa Esperança e chegar às Índias. Portanto, faz sentido pensar que Cabral tinha uma missão secreta: encontrar as novas terras, garantindo o domínio de Portugal sobre elas.(Quinhentos anos depois do fechamento desta edição, a polêmica e o mistério continuam.
Nenhum dos documentos originais da viagem do descobrimento, como a carta de Pero Vaz de Caminha, deixou indicações definitivas sobre a verdadeira intenção de Cabral)


Uma resposta para “Descobrimento do Brasil

  1. ana milena disse:

    eu tiro 10 quando vou fazer a prova de historia porque cai o assunto do descobrimento do brasil vcs estao de parabens!!!!!!!obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: